A maior parte dos países tem uma oportunidade inexplorada de recursos dentro de suas fronteiras: a restauração de paisagens e florestas. "Restauração de paisagens e florestas" é o processo de recuperação da funcionalidade ecológica e melhoria do bem-estar humano em paisagens florestais desmatadas ou degradadas.

A história mostra que a restauração de paisagens e florestas é possível. Muitos países – como Costa Rica, Níger, Coreia do Sul, Suécia e Estados Unidos da América – recuperaram paisagens florestais no último século de uma forma que pode ser considerada bem-sucedida devido à escala significativa e aos benefícios gerados a todos os envolvidos.

Baseado na análise desses e de outros estudos de casos históricos – 16 no total –, complementada pela literatura revisada por pares, o Diagnóstico da Restauração é um processo de três etapas para o desenvolvimento de estratégias com vistas à restauração bem-sucedida de paisagens e florestas.

O diagnóstico foi projetado para ser usado por gestores e analistas que atuam em organizações interessadas em incentivar a restauração de paisagens e florestas. Órgãos governamentais – particularmente aqueles responsáveis por planejamento, florestas, agricultura, meio ambiente e desenvolvimento rural – constituem um grupo-chave de usuários. Organizações não governamentais que defendem ou ajudam a implementar a restauração são outro. Proprietários de terras e comunidades (ou seus representantes) também podem usar o diagnóstico, assim como agências de desenvolvimento e instituições financeiras que estejam pensando em financiar programas de restauração de paisagens e florestas. Além disso, empresas que consideram realizar a restauração de paisagens e florestas – inclusive para cumprir requerimentos legais após a conclusão de operações extrativistas – podem usar o diagnóstico como ferramenta de planejamento.