Todos os anos, cerca de 1,35 milhão de pessoas perdem a vida devido a sinistros de trânsito. Em muitos desses sinistros, a velocidade desempenha um papel fundamental. Como resultado, a gestão de velocidade assume importância cada vez maior nas cidades ao redor do mundo.

Um método efetivo para reduzir a velocidade e melhorar a segurança viária, especialmente em áreas de alto risco, tem sido estabelecer áreas de trânsito calmo com intervenções de moderação de tráfego. Este Guia para Áreas de Trânsito Calmo apresenta estratégias para planejar, projetar, implementar e avaliar áreas de trânsito calmo – também chamadas de áreas de baixa velocidade – nas cidades. O guia pretende equipar as comunidades e os tomadores de decisão com as ferramentas para implementar áreas de trânsito calmo que se adequem ao seu contexto específico.

Destaques:

  • Sinistros de trânsito são uma das principais causas de morte e ferimentos graves em todo o mundo. São a principal causa de morte e lesões graves entre os jovens de 5 a 29 anos. Velocidades mais altas dos veículos motorizados aumentam a probabilidade e a gravidade dos acidentes.
  • As áreas de trânsito calmo têm se consolidado como uma das estratégias mais promissoras para a gestão da velocidade. Elas podem ser adequadas a diversos contextos e escalas, como demonstrado por estudos de caso de projetos de sucesso em todo o mundo.
  • As áreas de trânsito calmo nas cidades precisam ser bem planejadas, projetadas e construídas, para maximizar a segurança e outros benefícios.
  • Medidas físicas de moderação de tráfego e velocidades-alvo de 30 km/h ou menos têm os maiores benefícios de segurança comprovados.
  • As principais considerações para implementação incluem o envolvimento das partes interessadas, escolha do local (levando em conta o risco: presença de pedestres e outros usuários vulneráveis ​​da via), fiscalização, avaliação e adequação dos princípios básicos de projetos de áreas de trânsito calmo ao contexto local.