São José dos Campos recebeu nos dias 2 e 3 de agosto o primeiro encontro presencial da Rede Ruas Completas SP. Com o tema "Aproximando cidades e impulsionando ações para segurança viária no estado de SP", o seminário reuniu 15 cidades paulistas, além de atores da segurança viária das esferas estadual e nacional e da sociedade civil. As discussões sobre temas relevantes para o trânsito seguro têm como objetivo impulsionar estratégias e ações que reduzam as mortes e lesões no trânsito nas cidades paulistas. 

A Rede Ruas Completas SP é um grupo de 20 cidades paulistas comprometidas em implementar ações pela segurança viária. A iniciativa, criada em 2021, é parte da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), e conta com coordenação e apoio técnico de cinco organizações: WRI Brasil, Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Respeito à Vida (Detran-SP). 

No seminário – o segundo da rede e o primeiro presencial – estiveram presentes representantes de Bauru, Campinas, Diadema, Francisco Morato, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Registro, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santo André, São José do Rio Preto e São José dos Campos. Quase cem pessoas, entre gestores e equipes técnicas das cidades, organizadores e organizações parceiras da Rede, participaram do evento. A agenda foi composta por debates e exercícios sobre infraestrutura viária e políticas públicas, além de visitas técnicas a ruas que receberam intervenções para se tornarem mais seguras e acolhedoras para todos os modos de transporte, com prioridade para os pedestres e para a bicicleta. 

Das políticas nacionais ao território 

No primeiro dia do seminário, uma mesa redonda reuniu representantes da sociedade civil e de órgãos de trânsito estaduais e federais para discutirem as políticas e ferramentas de que as cidades dispõem para qualificar a segurança viária em seus territórios. Dante Rosado, coordenador do Programa de Segurança no Trânsito da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, falou sobre as perspectivas e desafios da segurança no trânsito, incluindo a meta da Segunda Década para a Segurança no Trânsito da ONU, de reduzir à metade as mortes e lesões graves no trânsito em todo o mundo até 2030. 

É esta a meta que norteia o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), revisado em 2021. Marcela Laiz, coordenadora-geral na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) no Ministério da Infraestrutura, falou sobre a importância do Pnatrans e apresentou as metas e pilares de ação do plano, que serve de referência para as cidades elaborarem suas políticas municipais. O painel também tratou sobre a base de dados do InfoSiga, apresentada por Evandro do Vale, coordenador técnico do Programa Respeito à Vida, do Detran-SP. E Paulo Guimarães, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, deu um panorama sobre as novas atividades que o Observatório vem desenvolvendo. 

"Eventos como este são importantes por reunirem, em um mesmo espaço, pessoas que atuam pela segurança viária em diversos níveis da administração pública. O sucesso das ações de segurança viária nacionais passa pela atuação dos estados e municípios", explica Ariadne Samios, coordenadora de Mobilidade Ativa do WRI Brasil, que conduziu a sessão.

grupo de pessoas observa intervenções de segurança viária

Grupos visitaram rua completa em São José dos Campos (foto: Roosevelt Cássio/WRI Brasil)

Compartilhando desafios e avanços

Grupos como a Rede Ruas Completas SP permitem às cidades aprender com os erros e acertos umas das outras. Guarulhos, Registro, Campinas, Jundiaí e São José dos Campos fecharam a programação do primeiro dia apresentando avanços nos projetos de mobilidade urbana e segurança viária de seus municípios. No dia seguinte, os participantes visitaram duas iniciativas de São José dos Campos: as ruas Coronel José Monteiro e Saigiro Nakamura, que receberam intervenções para ampliar o espaço para pedestres e adequar a velocidade dos carros para um convívio mais seguro entre os diversos usuários das vias.

À tarde, foram realizados encontros dos grupos de trabalho sobre Planos e Políticas e sobre Infraestrutura e Intervenções. Neles, organizações parceiras da rede conduziram exercícios em que técnicos das cidades elaboraram coletivamente planos de mobilidade e intervenções de segurança viária, alinhados às recomendações que têm sido trabalhadas nos encontros da Rede. Em seguida, os grupos apresentaram seus projetos para serem comentados pelos demais participantes.

"O grande potencial desta rede é unir pessoas que estão muito interessadas e dedicadas a implementar intervenções inovadoras de desenho seguro. O desafio agora é potencializar esse trabalho em rede, para que as cidades possam se fortalecer e colocar bons projetos na rua", afirmou Rafaella Basile, especialista de Mobilidade e Ruas Seguras da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global. 

mulher desenha em projeto de rua enquanto pessoas no entorno observam

Técnicos elaboraram projetos de intervenção viária em um dos encontros do dia 3 (foto: Roosevelt Cássio/WRI Brasil)