Os resultados do Programa QualiÔnibus são destaque de um novo relatório do WRI que celebra dez anos do Mobility and Accessibility Program (MAP), programa que tem apoio financeiro e conceitual da FedEx Corporation. A publicação apresenta iniciativas de Brasil, México, China e Índia que têm qualificado o transporte coletivo e melhorado a mobilidade e o acesso de milhões de pessoas a oportunidades de emprego e educação.

Em 2010, o WRI Ross Center for Sustainable Cities e a FedEx firmaram uma parceria para criar o que hoje é o MAP, com o objetivo de ajudar a transformar os principais sistemas de transporte coletivo em todo o mundo, tornando-os mais seguros, eficientes e sustentáveis para milhões de usuários. Um dos frutos desta parceria é o Programa QualiÔnibus, do WRI Brasil, que atualmente conta com 29 cidades e agências de transporte participando em seu Grupo de Benchmarking.

Um novo olhar – em rede – para a qualidade do transporte

O relatório destaca que as iniciativas e ferramentas do Programa QualiÔnibus – como o Grupo de Benchmarking, a Pesquisa de Satisfação e os Indicadores de Qualidade – têm fornecido dados e análises, disseminado boas práticas e conectado uma rede nacional pela qualificação dos sistemas de ônibus urbanos de cidades brasileiras. Alguns dos resultados contidos no relatório:

  • 45 mil Pesquisas de Satisfação já foram completadas em dezenas de cidades
  • Grandes cidades, como Porto Alegre e Salvador, adotaram pesquisas anuais e analisam os resultados para identificar oportunidades de melhoria
  • A partir de uma boa prática de Belo Horizonte compartilhada no Grupo de Benchmarking, Porto Alegre e Fortaleza desenvolveram abordagens para viabilizar a instalação de abrigos de ônibus mais confortáveis e seguros
  • Fortaleza melhorou significativamente a segurança de ciclistas, pedestres e motociclistas ao colar adesivos na lateral dos ônibus que informam sobre os pontos cegos. A boa prática se disseminou por Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Campos dos Goytacazes 

Muitos desses resultados estão reunidos em recente artigo sobre os cinco anos do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus.

Resultados em outros países

Além do Brasil, o relatório reúne informações sobre ações do MAP no México, China e Índia. 

  • Na China, a iniciativa apoiou projetos de BRT e eletromobilidade de Shenzhen, que já eletrificou 100% de sua frota; e Pequim e Guangzhou, que estão implementando a Mobilidade como um Serviço, conectando mobilidade compartilhada e transporte coletivo no planejamento de viagens.
  • Na Índia, o projeto Bus Karo, ativo em 63 cidades, está expandindo a coleta de dados para melhorar a operação do transporte coletivo. Em 2018, um concurso de empreendedorismo apoiou tecnicamente projetos de conversão de motores a diesel em elétricos; instalação de filtros para reduzir a poluição; e uma nova linha de ônibus com sistema de reserva online.
  • Na Cidade do México, o MAP apoiou a implementação de 10 corredores BRT e reformulou o sistema de ônibus para reduzir o tempo de viagem pela metade. O MAP também deu suporte à criação de um programa nacional de apoio técnico e financeiro ao transporte coletivo, e de políticas nacionais para o apoio à segurança viária, a gestão e a operação do serviço.

Acesse o relatório

Clique aqui e acesse o relatório do WRI (em inglês) para saber mais sobre como MAP, WRI e FedEx impulsionam a inovação, utilizam pesquisas e dados e transformam sistemas de transporte coletivo para atender as pessoas de forma equitativa e sustentável.