Ana Loreta Paiva é Analista de Pesquisa Sênior no WRI Brasil. Ela integra a equipe de Gestão do Conhecimento do Programa de Florestas, Uso da Terra e Agricultura e colabora na metodologia e desenvolvimento de análise das pesquisas vinculadas aos projetos de restauração de paisagens e florestas.

Antes de se juntar ao WRI Brasil, Ana trabalhou como Pesquisadora e Gestora de Projeto na Agroicone atuando na agenda da restauração ecológica e agricultura sustentável. Também esteve como Chefe do Serviço de Restauração e Manejo Florestal Sustentável, na Gerência do Serviço Florestal do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA), órgão responsável pelas políticas estaduais do meio ambiente, dos recursos hídricos e de recursos florestais do estado. Além disso, participou de projetos de pesquisa em desenvolvimento rural, agricultura familiar e agroecologia.

Ana Loreta é Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas pela mesma instituição.