Roberta é advogada ambientalista e possui 26 anos de atuação em relações institucionais, governança, proposição e análise de políticas públicas e interinstitucionais relacionadas à meio ambiente. Começou sua trajetória no Poder Público federal, onde trabalhou com a negociação, interpretação e elaboração de normas ambientais, em especial as relacionadas à proteção e uso sustentável de florestas. Atuou por 10 anos no Ministério do Meio Ambiente, onde foi a primeira Chefe da Assessoria Jurídica do Serviço Florestal Brasileiro. Foi responsável pela redação do anteprojeto, contribuiu com a edição e início de sua implantação da Lei Gestão de Florestas Públicas. 

No terceiro setor, contribuiu com a instituição de mercados de ativos ambientais, na BVRio, onde é, atualmente, Conselheira. Trabalhou na regulamentação dos Programas de Regularização Ambiental (PRAs) dos estados do Rio de Janeiro, Acre, Amazonas e Maranhão, além de várias minutas de decreto, instruções normativas e resoluções. Foi Secretaria Executiva do Observatório do Código Florestal, rede com mais de 40 ONGs, onde atuou com a geração de dados, mobilização social e advocacy para a implantação da proteção da vegetação natural. 

É mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília – UnB, especialista em responsabilidade civil e em licenciamento ambiental, e escreveu, com outros autores, o livro Uma breve história da legislação florestal brasileira.