O Estado adere à iniciativa 20x20 do movimento global de restauração em larga escala do “Desafio de Bonn”

SÃO PAULO/WASHINGTON 15 JUNHO, 2015 - O Estado do Espírito Santo faz anúncio esta semana em Santiago, no Chile, durante o Segundo Fórum Global de Crescimento Sustentável, de sua adesão à Iniciativa 20x20, lançado na COP 20 da Convenção do Clima em dezembro de 2014 no Peru. A iniciativa é um esforço liderado por países e organizações da América Latina e do Caribe (LAC) e tem como objetivo restaurar e/ou evitar o desmatamento em ao menos 20 milhões de hectares de terras degradadas até 2020. O anúncio foi feito às vésperas do grande encontro global do Clima em Paris em dezembro de 2015.

A Iniciativa 20x20 está alinhada com ações de amplitude global, como a Declaração de Florestas da Cúpula de Clima de Nova York, o Desafio de Bonn de restauração de 150 milhões de hectares até 2020 e com movimentos nacionais focados no Bioma Mata Atlântica, como o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. Até hoje, nove países e três programas regionais aderiram à iniciativa, com metas que propõem ações para a restauração e conservação das florestas, desmatamento evitado e práticas de uso sustentáveis da terra.

A contribuição do Estado do Espirito Santo, estabelecida no Planejamento Estratégico do Governo – 2015/2018, será efetivada pela recuperação de aproximadamente 80 mil hectares nos próximos quatro anos, por meio das ações instituídas no Programa de Conservação e Recuperação Florestal – Programa Reflorestar.

A adesão do Espírito Santo à Iniciativa 20 x 20 está diretamente relacionada aos avanços consistentes e contínuos obtidos nos últimos dez anos na formulação e implementação de políticas de conservação e recuperação florestal, que começam a se traduzir em resultados concretos. Além dos benefícios diretos, como a preservação e a recuperação de serviços ambientais essenciais à qualidade de vida, como aqueles relacionados à água, ao solo e à biodiversidade, destaca-se a capacidade do Estado de planejar ações de grande escala no campo da restauração florestal, permitindo que assuma responsabilidades de amplitude global, como a Iniciativa 20 x 20. Outro importante benefício é ajudar a dar escala à economia da restauração, opção para o desenvolvimento sustentável no país, por reforçar elos importantes da cadeia de produção florestal. Isso se alinha às expectativas do Brasil, de lançamento de um plano nacional de restauração, o PLANAVEG, hoje em consulta pública e liderado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Entre os fatores de sucesso que vem permitindo ao Estado do Espirito Santo assumir a Iniciativa 20x20, além da priorização dada pelo Governo do Estado na criação e no fortalecimento de políticas públicas voltadas a conservação e recuperação florestal, destaca-se também o estabelecimento de parcerias que apoiam o estado através da transferência de conhecimento, tecnologia e apoio institucional.que apoiam de diversas formas o Estado.Tudo isso permitiu a implementação de grandes ações para estruturar e avançar o Programa de Reflorestamento, que contam com as parcerias da The Nature Conservancy, a União Internacional para a Conservação da Natureza, o World Resources Institute, o Banco Mundial, o Instituto Bioatlântica e o Fundo para o Meio Ambiente Mundial, entre outros.

Informações adicionais

Sobre Adesão do Espirito Santo Marcos Sossai, Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Espírito Santo marcos.sossai@gmail.com

Sobre Iniciativa 20x20 Rachel Biderman, WRI Brasil e Walter Vergara, WRI rbiderman@wri.org e Wvergara@wri.org

Sobre Bonn Challenge Miguel Calmon, IUCN e Carole Saint-Laurent, IUCN e GPFLR. miguel.calmon@iucn.org e carole.saint-laurent@iucn.org

Sobre Pacto pela Restauração da Mata Atlântica Aurelio Padovezi, WRI Brasil apadovezi@wri.org