Há menos de um ano, o WRI Brasil propôs a criação de um espaço de debates para diferentes cidades trocarem experiências e conhecimento sobre seus sistemas de transporte. Hoje, essa proposta já é realidade a partir do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus, consolidado com a participação de nove integrantes. Desde então, o Grupo tem se reunido periodicamente para discutir os desafios que enfrentam nos seus sistemas de transporte coletivo e trocar experiências sobre as soluções encontradas.

A queda no número de passageiros do transporte coletivo obriga as cidades a encontrarem maneiras de qualificar seus serviços. O aumento do uso do transporte individual motorizado torna as ruas mais congestionadas, o ar mais poluído e gera o aumento no número de acidentes de trânsito, tornando a mobilidade urbana insustentável. Porém, as cidades não precisam encontrar soluções ou resolver impasses sozinhas. Essa é a ideia que norteia a atuação do Grupo de Benchmarking.

Desde sua formação, o grupo trabalha na aplicação de ferramentas padronizadas que permitem avaliar seus sistemas de transporte: os Indicadores de Qualidade e a Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus. As ferramentas, desenvolvidas pelo WRI Brasil com apoio financeiro da FedEx Corporation, permitem avaliar a percepção dos clientes sobre o serviço de transporte e coletar informações sobre o desempenho dos sistemas para que sejam aplicadas melhorias que tornem os serviços de ônibus mais atrativos às pessoas.

Representando seus sistemas de transporte por ônibus, os nove participantes são:

  • ETUFOR, Fortaleza (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza)
  • BHTRANS, Belo Horizonte (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte)
  • SETTRA, Juiz de Fora (Secretaria de Transportes e Trânsito)
  • ICPS e GRCTM, Recife (Instituto da Cidade Pelópidas Silveira e Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano)
  • SPTRANS, São Paulo (São Paulo Transporte)
  • SETTRAN, Uberlândia (Secretaria de Trânsito e Transportes)
  • SEDEST, Uberaba (Secretaria de Defesa Social, Transito e Transporte)
  • SETOP, Estado de Minas Gerais (Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas)
  • FETRANSPOR (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro).

Participantes fizeram visita técnica no sistema BRT de Recife (Foto: Bruno Campos de Souza/WRI Brasil)

No último mês de maio ocorreu a II Reunião Presencial do Grupo, em Recife, na qual os participantes puderam conversar mais profundamente sobre os problemas que vêm enfrentando – como a queda no número de passageiros, questões de segurança pública, como melhorar a satisfação dos clientes, entre outros – e o que estão fazendo para superá-los. O encontro também foi a oportunidade para serem debatidos os principais desafios e soluções para a aplicação da Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus, assim como as lições aprendidas no processo. A maior parte dos integrantes já realizaram a aplicação da Pesquisa ou iniciaram as etapas de planejamento e pretendem aplicá-la ainda em 2018.

Também foram apresentados os resultados da primeira coleta de Indicadores de Qualidade feita pelos participantes em abril de 2018. Foram discutidas modificações e ajustes para que a ferramenta seja construída colaborativamente, atenda às necessidades dos participantes e seja uma ferramenta útil na gestão da qualidade.

O Grupo também aproveitou para conhecer um pouco mais sobre o sistema de transporte da cidade anfitriã. Foi realizada uma visita técnica a alguns pontos do sistema BRT de Recife e ao Centro de Monitoramento da Operação, que está em fase de implementação e fará o monitoramento e controle do serviço de ônibus da Grande Recife. A equipe de Recife também apresentou ao Grupo o método de Pesquisa Origem-Destino desenvolvido por eles e que, por meio de pesquisas online, reduz os custos desse tipo de pesquisa e permite maior frequência de aplicações, trazendo muitos ganhos para o planejamento da mobilidade de Recife.

Além dos encontros presenciais duas vezes ao ano, os membros do Grupo fazem reuniões online mensais que permitem o compartilhamento de boas práticas e o debate de temas importantes sobre transporte. Os primeiros meses de atuação do Grupo foram avaliados no encontro em Recife para que se pudesse pensar em mudanças que otimizem ainda mais esses espaços de discussão.

Também fazem parte do Grupo de Benchmarking três organizações facilitadoras que apoiam as discussões técnicas e auxiliam o WRI Brasil a promover a troca de experiências. São elas, Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) e o Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas (FGV/CERI).

<

Para mais informações sobre o Grupo de Benchmarking QualiÔnibus, entre em contato pelo e-mail qualionibus@wri.org.