Você está aqui

Seminários Online Ruas Completas e Universidades

Em continuidade ao trabalho de 2018, o WRI Brasil e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) apresentam em 2019 a série “Seminários Online Ruas Completas e Universidades”. A série conta com o apoio da Rede de Professores Universitários pelas Ruas Completas, criada pelas duas organizações, e tem o objetivo de identificar oportunidades e desafios para integrar o conceito de Ruas Completas na formação dos futuros planejadores e planejadoras urbanas.

Em cinco seminários, sempre na última semana do mês, professores universitários de todas as regiões do Brasil exploram temas relacionados à disseminação do conceito no meio acadêmico, entre outros tópicos.

Os participantes que assistirem aos cinco seminários da série receberão certificado de participação.

 

2. Medição do impacto de Ruas Completas

27 de junho | das 14h às 15h30

A cultura de avaliação e monitoramento de investimentos e políticas públicas é uma lacuna no Brasil. Os impactos socioeconômicos de intervenções urbanas como Ruas Completas ainda são desconhecidos em muitas cidades brasileiras, dificultando sua manutenção e replicação devido à ausência de análises de custo-benefício. Avaliações de antes e depois são fundamentais para compreender os benefícios gerados pela intervenção. O tópico será debatido no segundo seminário online da série Ruas Completas e Universidades.

Clique para se inscrever.

Painelistas:

  • Roberta Consentino Kronka Mülfarth, professora associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP)

  • Vladimir Constante, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniSociesc


1. Ruas Completas nas regiões brasileiras: desafios e oportunidades

27 de maio | das 14h às 15h30

Quais os principais desafios encontrados na realidade das ruas nas diferentes regiões do país? Ainda que as áreas urbanas brasileiras apresentem características em comum, sabemos que diferenças regionais, sociais, ambientais, políticas e econômicas também influenciam o planejamento e o dia a dia nas cidades. Neste primeiro encontro, serão debatidas as particularidades de cada região que influenciam tanto o uso quanto o planejamento das ruas em uma cidade, além de iniciativas e boas práticas que podem ser referência ou inspiração para as demais regiões.

Painelistas:

  • Lucimara Albieri de Oliveira, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Tocantis, Currículo Lattes (representante da Região Norte)

  • Oswaldo Lima Neto, professor de Engenharia Civil com ênfase em Transportes da Universidade Federal de Pernambuco, Currículo Lattes (representante da Região Nordeste)

  • Rosinete Bandeira, professora do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Goiás, Currículo Lattes (representante da Região Centro-Oeste)

  • Tarcísio Bahia de Andrade, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espirito Santo, Currículo Lattes (representante da Região Sudeste)

  • Andre Luiz Braga Turbay, coordenação da Área Estratégica de Cidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Currículo Lattes (representante da Região Sul)


Seminários Online Ruas Completas 2018

O WRI Brasil e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) apresentam os Seminários Online Ruas Completas para apoiar profissionais de diversas áreas a colocar os princípios das Ruas Completas em ação. Em oito encontros, sempre na última segunda-feira de cada mês, os seminários online irão explorar temas relacionados à construção de ruas mais seguras, saudáveis e equânimes.

8. Ruas Completas: do projeto à implementação

29 de outubro | das 14h às 15h

Muitos municípios brasileiros apresentam dificuldades para a elaboração de projetos e implementação de soluções que visem a qualificação das ruas e espaços públicos. O último seminário online desta série apresentará dois casos nos quais a cooperação entre municípios se mostrou uma alternativa a esse desafio. O engajamento de cidades que compartilham o mesmo objetivo permite que sejam elaboradas estruturas inovadoras para alcançar resultados e possibilitar a implementação de projetos de Ruas Completas em escala.

Painelistas:

  • Alex Maschio, Gerente Regional Sul da ABCP

  • Silvia Lisboa, Coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito do Estado de São Paulo

Clique aqui para assistir.


7. Ruas Completas no Planejamento Urbano

24 de setembro | das 14h às 15h

Para construir Ruas Completas, as agências de transporte devem mudar sua abordagem de planejamento. Uma política de Ruas Completas visa garantir que os planejadores e engenheiros de transporte projetem e operem a rede viária consistentemente para todos os seus usuários, não apenas para motoristas. O atual momento de elaboração dos Planos de Mobilidade e revisão dos Planos Diretores é oportuno para a inclusão de diretrizes que regulamentem a implementação de Ruas Completas através de instrumentos legais. 

Painelistas:

  • Luiza Oliveira, Coordenadora de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil

  • JP Amaral, Coordenador da campanha De Olho nos PlansMobs

Clique aqui para a assistir.


6. Medindo o impacto das Ruas Completas

27 de agosto | das 14h às 15h

Reunir esses dados referentes aos resultados da implementação de Ruas Completas ainda é um desafio. A escassez de métodos de mensuração do impacto é problemática para cidades que precisam justificar os projetos em termos de custo-benefício. Neste seminário, LABMOB e ITDP Brasil exploram métodos e indicadores para medir os benefícios que as Ruas Completas trazem para a população.

Painelistas:

  • Marcela Kanitz, Arquiteta e Urbanista, Pesquisadora do LABMOB/UFRJ

  • Danielle Hoppe, Gerente de Transportes Ativos do ITDP

Clique aqui para assistir.


5. Intervenções Intermediárias: o primeiro passo para Ruas Completas

30 de julho | das 14h às 15h

Projetos de Ruas Completas buscam promover transformações urbanas através de mudanças na distribuição do espaço público entre os diferentes usuários. Neste cenário, o Urbanismo Tático aparece como uma solução de implementação rápida e de baixo custo. No seminário, iremos detalhar como intervenções temporárias podem melhor a qualidade dos espaços públicos e facilitar a integração da população no processo de criação de nossas cidades.

Painelistas:

  • Luisa Peixoto, Analista de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil

  • Carolina Cominotti, Assessora Técnica em Planejamento Urbano na Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, Prefeitura de São Paulo

Clique aqui para assistir.


4. Ruas Completas: estratégias para qualificar e incentivar o uso do transporte coletivo

25 de junho | das 14h às 15h

O quarto seminário online falará sobre as estratégias para qualificar e incentivar o uso do transporte coletivo, elemento que deve fazer parte do planejamento das ruas completas.

Painelistas:

  • Ariadne Samios, Analista de Mobilidade Ativa do WRI Brasil

  • Mariana Barcelos, Analista de Mobilidade Urbana do WRI Brasil

Clique aqui para assistir.


3. Ruas Completas: incluindo a população na construção dos espaços públicos

28 de maio | das 14h às 15h

O terceiro seminário online aborda as formas e os níveis de participação da sociedade na elaboração de espaços públicos como projetos de Ruas Completas.

Painelistas:

  • Daniely Votto, Gerente de Governança Urbana do WRI Brasil

  • Ana Carolina Nunes, Diretora Vice-Presidente do SampaPé!

  • Leticia Leda Sabino, Diretora Vice-Presidente do SampaPé!

Clique aqui para assistir.


2. Como financiar Ruas Completas?

23 de abril | das 14h às 15h

O segundo seminário aborda possíveis formas de financiamento de intervenções urbanas para que as Ruas Completas virem realidade nas cidades brasileiras.

Painelistas:

  • Henrique Evers, Gerente de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil

  • Gislene Pereira, Professora Associada da Universidade Federal do Paraná

Clique aqui para assistir.


1. O que são Ruas Completas? Conceitos e benefícios

26 de março | das 14h às 15h

WRI Brasil e Cidade Ativa falam sobre os elementos urbanos que podem ser inseridos em um projeto de rua completa e os impactos que essa transformação pode trazer para a população e para a economia local.

Painelistas:

  • Paula Manoela dos Santos, coordenadora de Mobilidade Ativa do WRI Brasil

  • Gabriela Callejas, cofundadora e diretora da Cidade Ativa

Clique aqui para assistir.

Ruas Completas

Share

Fique Conectado

Receba nossa newsletter

Receba os últimos comentários, eventos, publicações e recursos multimídia.