Você está aqui

Program banner

Clima

Clima


Clima é um tema falsamente invisível. Parece que não está presente no nosso dia a dia, que existem outras urgências maiores. Mas no século 21, clima está diretamente ligado a crescimento econômico, bem-estar e combate à pobreza. O WRI Brasil trabalha para apoiar o Brasil a mitigar os impactos das mudanças climáticas na vida dos brasileiros, principalmente na sua saúde e no seu bolso.

Os próximos 15 anos serão cruciais para determinar que tipo de economia e sociedade queremos para o Brasil e para o mundo. Os investimentos em infraestrutura que serão feitos nesse período globalmente ultrapassarão a cifra de US$ 90 trilhões, determinando como serão as estradas, portos, usinas e cidades do século 21. Para que as economias dos países continuem crescendo, as sociedades prosperem e as pessoas tenham empregos, renda e qualidade de vida, esses investimentos precisam levar em conta as necessidades de uma transição para uma economia de baixo carbono para não trancarem países na dependência de tecnologias altamente poluentes.

Uma nova economia que tenha como base infraestrutura sustentável e o uso mais eficiente e produtivo de nossas terras é a chave para que o Brasil entre no caminho da economia de baixo carbono. Modelos econômicos e climáticos mostram que, no mundo, a transição para uma economia de baixo carbono pode gerar US$26 trilhões até 2030, em comparação à abordagem tradicional. O Brasil pode se tornar líder dessa nova economia, investindo em infraestrutura sustentável de qualidade e usando de forma eficiente o solo e os recursos naturais.

Além de destravar o crescimento econômico brasileiro, a transição para uma economia de baixa emissão de carbono produz inegáveis benefícios para a saúde e qualidade de vida da sociedade. Nas grandes cidades, a redução de emissões de poluentes melhora a qualidade do ar que respiramos, reduzindo doenças e prolongando a expectativa de vida. Estima-se que essa nova economia poderá evitar 700 mil mortes prematuras por poluição do ar no mundo até 2030. Atualmente 50 mil brasileiros morrem anualmente por doenças relacionadas a poluição do ar.

O programa de Clima do WRI Brasil tem como objetivo ajudar a acelerar e escalar a transição do país para uma economia de baixo carbono garantindo o bem-estar dos brasileiros. Para alcançar esta meta, o programa se divide em três áreas de ação: Economia & Clima, Qualidade do Ar e Governança. Esta última foca em mecanismos e ferramentas que podem auxiliar governos e setor privado a medirem o sucesso de seus esforços rumo a uma economia menos dependente em tecnologias altamente poluentes.

Fique Conectado

Receba nossa newsletter

Receba os últimos comentários, eventos, publicações e recursos multimídia.