Este relatório sistematiza o processo de implementação, os desafios, aprendizados e resultados de intervenções de ruas completas em oito cidades de diferentes regiões do Brasil. O documento mostra a aplicabilidade do conceito de ruas completas na realidade urbana brasileira para promover impactos positivos na qualidade de vida das pessoas.

O trabalho, coordenado pelo WRI Brasil, conta com 21 autores, entre técnicos do WRI Brasil e de órgãos das cidades, além de professores da Rede de Professores Universitários pelas Ruas Completas. As ruas documentadas nos estudos de caso do relatório evidenciam a flexibilidade de aplicação do conceito a diferentes realidades, escalas e contextos, e reforçam a importância de todas as intervenções de rua completa, independentemente de seu tamanho e escala.

A abordagem de ruas completas busca desfazer a cultura predominante no planejamento urbano e viário do Brasil, que prioriza o fluxo de carros. Ruas completas são desenhadas para dar segurança e conforto a todas as pessoas, de todas as idades, usuárias de todos os modos de transporte. Em 2017 no Brasil, o WRI Brasil, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), criou a Rede Nacional para a Mobilidade de Baixo Carbono, que encerrou seu primeiro ciclo com 21 cidades integrantes e projetos-piloto implementados em Campinas, Curitiba, Juiz de Fora, Niterói, Porto Alegre, Salvador, São José dos Campos e São Paulo. São essas oito intervenções que estão documentadas neste relatório, realizado com apoio do Itaú.