Este relatório é parte de uma extensa pesquisa e da aplicação de metodologias específicas desenvolvidas pelo WRI. Seu objetivo é apoiar tomadas de decisão a partir da identificação de oportunidades de investimento em infraestrutura natural para melhoria da qualidade da água em regiões metropolitanas.

O estudo tem foco em identificar as melhores formas de prover serviços ecossistêmicos relacionados à sedimentação evitada e seus impactos no abastecimento hídrico da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). De forma adicional, traz proposições de como e onde a infraestrutura natural pode promover também benefícios a populações de baixa renda no território.

A infraestrutura natural aqui considerada é a restauração florestal, que tem a recomposição da vegetação nativa como uma das estratégias-chave para os problemas associados à gestão hídrica em diferentes cenários de uso da terra.

Este estudo foi elaborado por meio de uma parceria entre WRI Brasil e Copasa MG, com apoio financeiro do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Department for Environment, Food & Rural Affairs – Defra), através da iniciativa Cities4Forests.