O desafio

Cerca de 86% da população brasileira vive em cidades, que apresentam desigualdades marcantes no acesso a infraestruturas e serviços como transporte, moradia e emprego. A emergência climática exige uma mudança no atual modelo de desenvolvimento das cidades brasileiras.

É necessário promover uma transformação urbana através de soluções que conciliem a redução das desigualdades, a promoção da qualidade de vida, a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação aos impactos da mudança do clima.

85%

da população brasileira vive em cidades

63%

do PIB brasileiro é gerado nas cidades 

50%

dos usuários de transporte público no Brasil têm nele sua única alternativa para deslocamentos diários

Nossa abordagem

O programa de Cidades trabalha por cidades mais equitativas e resilientes que ofereçam maior qualidade de vida à população através de transformações urbanas de baixo carbono.

Promovemos a transformação do espaço urbano em um ambiente seguro para a convivência e os deslocamentos de todas as pessoas, com prioridade para a caminhada e a bicicleta. Por meio de um melhor planejamento do uso do solo e da qualificação do transporte público, buscamos ampliar o acesso da população a oportunidades. Impulsionamos a adoção de soluções baseadas na natureza como forma de reduzir a vulnerabilidade das populações aos impactos das mudanças climáticas.