Salvador deu um passo significativo na descarbonização do transporte coletivo com a inauguração do seu primeiro eletroterminal. A área dedicada à recarga de veículos elétricos permitirá o funcionamento pleno do primeiro corredor BRT da cidade, em operação desde 2022. A inauguração faz da capital baiana a primeira das cinco cidades brasileiras da TUMI Missão Ônibus Elétricos a implementar um eletroterminal com o apoio da iniciativa.

O novo eletroterminal é crucial para a operação dos oito ônibus elétricos a bateria que atualmente compõem a frota do BRT de Salvador. Fabrizzio Müller, secretário municipal de Mobilidade, situa a inauguração do eletroterminal no contexto do Plano de Ação Climática (PMANC) da cidade, que prevê que 100% do transporte coletivo seja composto por veículos limpos até 2049.

“O processo de eletrificação de frota é um passo importante para mitigação da mudança do clima. Além de evitar a emissão de gases poluentes e diminuir a ocorrência de doenças respiratórias, a eletromobilidade também permite alcançar menores custos operacionais com consumo e manutenção”, comentou Müller.

No âmbito da TUMI Missão Ônibus Elétricos, o WRI Brasil apoiou a cidade com conhecimento técnico sobre infraestrutura de recarga e na revisão do edital. Durante o planejamento do projeto, promovemos reuniões de alinhamento estratégico na cidade com os diversos atores públicos e privados envolvidos para discutir os desafios, traçar cronogramas e mapear e classificar os riscos identificados.

Localização estratégica

O eletroterminal foi instalado no Terminal Rodoviário, na extremidade Norte do corredor expresso utilizado pelo BRT. Segundo César Nunes, presidente da INTEGRA, associação de empresas que operam o transporte coletivo de Salvador, a localização do eletroterminal contribui para a eficiência da operação.

“Esta localização promoverá significativa economia de tempo, assim como redução de consumo, aumentando a disponibilidade da frota, por evitar viagem ociosa à garagem para abastecimento energético. Trata-se de uma decisão estratégica que muito contribui para melhoria da qualidade na operação do BRT”, afirmou Nunes.

Construída pela Nansen, a estrutura é capaz de atender simultaneamente até 20 ônibus. “O eletroterminal está equipado com 10 carregadores DC, cada um com uma potência de até 160 kW. Os equipamentos efetuam a recarga completa dos veículos em até 3h30min”, afirma Flávio Pimenta, gerente de Mobilidade Elétrica da Nansen. Considerando a modulação de potência dos equipamentos, um ônibus pode ser carregado em até 2 horas. “O eletroterminal de Salvador é o maior eletroterminal para o transporte público já implementado no Brasil, e para nós é um marco”, avalia Pimenta.

ônibus elétrico ao lado de carregador em Salvador
Equipamentos efetuam a recarga completa dos veículos em até 3h30min (foto: Eros Marçal/Nansen)

Atualmente, o BRT de Salvador conta com oito veículos elétricos, que passam a se beneficiar dos carregadores. O novo eletroterminal garante à cidade capacidade para operação de pelo menos 40 veículos elétricos e representa um passo importante no caminho de Salvador rumo à meta do governo municipal de eletrificar 30% da frota do BRT até 2024.

Segundo Virginia Tavares, coordenadora de Eletromobilidade do WRI Brasil, “com este novo passo Salvador poderá inspirar outras cidades brasileiras a abraçarem e avançarem na eletrificação, contribuindo para a qualificação do transporte público e para uma mobilidade urbana mais sustentável”. A capital baiana é uma das cinco cidades brasileiras da TUMI Missão Ônibus Elétricos. A iniciativa também oferece apoio nos planos de eletrificação de Campinas, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Clique para saber mais.