Dos cerca de 100 projetos recebidos pelo Desafio InoveMob, 59 foram habilitados e avaliados pela Comissão Julgadora, que selecionou as 12 propostas semifinalistas. Abaixo, seguem em ordem alfabética:

  • Bikxi (Danilo Vieira Lamy)
  • BusUp - bus sharing solution (Danilo Tamelani)
  • Bynd - caronas corporativas (Gustavo Bertazzola Gracitelli)
  • Caronas a pé (Carolina Padilha Garcia de Oliveira)
  • Chica - bicicleta inteligente (Roberto Speicys Cardoso)
  • Estacionamentos ociosos como terminais de transporte (Izabele Colusso)
  • Milenio Bus (Fábien Giovanni de Oliveira)
  • Nina (Simony César Ramos de Moura)
  • OnBoard Mobility (Luiz Renato Muno de Mattos)
  • RidePoli (Claudio Barbieri da Cunha)
  • Vanmos (Rafael Guimarães Crespo)
  • WiiMove - Mobilidade inteligente (Marcio Henrique Nigro)

A avaliação dos projetos considerou três critérios: relevância (a solução aborda os principais problemas de mobilidade urbana de áreas com intensa movimentação de pessoas?, a solução melhora a vida das pessoas?), escalabilidade (o projeto apresenta potencial para ser expandido?, tem um diferencial de mercado?) e inovação e viabilidade (o projeto proporciona uma experiência de mobilidade urbana distinta do cenário atual?, seus requisitos técnicos são alcançáveis?, a solução é viável sob o ponto de vista regulatório?). Ainda em abril, os 12 semifinalistas participam da primeira oficina de capacitação, que será realizada em São Paulo.

Outros 8 projetos completam o TOP 20 e poderão ser chamados para seguir no Desafio InoveMob em caso de desistência de um dos 12 selecionados, conforme a ordem abaixo:

  1. UseBike (Luigi Godoy)
  2. Cargo Bike Elétrica (Edgar Barassa)
  3. Zumpy (Andre Henrique de Andrade)
  4. Inspetor Virtual (Alexandro Rodolfo Turda Stephanin)
  5. Jogo Digital (Carlo Framarim)
  6. Umabike (Danilo Makio Saito)
  7. Ziggy Mobility (Marcela Lorena Farkat Scheer)
  8. Selo Cidade Inclusiva (Meli Malatesta)

Conheça a Comissão Julgadora

Comissao inovemob.

 

William Chernicoff - Doutor em Sistemas de Engenharia e Gerenciamento de Engenharia pela Universidade George Washington e Gerente Sênior de Pesquisa e Inovação Global da Toyota Mobility Foundation (TMF). Possui um vasto conhecimento e experiência em energia, tecnologia, mobilidade, e politica climática derivados de seu trabalho anterior como como Gerente de Energia e Pesquisa Ambiental da Toyota North America, e oito anos em Gestão de Pesquisa do Departamento de Transporte (DOT) dos Estados Unidos.

Guillermo Petzhold - Especialista em Mobilidade Urbana do WRI Brasil. Suas principais áreas de atuação são a gestão de demanda de viagens e mobilidade compartilhada. Entre suas outras especialidades, estão a análise de dados de sistemas de transporte coletivo, implementação e preparação para o início de operação de sistemas BRT e o desenvolvimento e a avaliação de projetos de mobilidade urbana sustentável. Guillermo formou-se em Engenharia Civil e é Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Marina Miranda - Sócia da CrowdEnvisioning e da Mutopo Brasil, fundadora da Conferência Rethink Business e adviser da Voice Comunicação. Graduada em Comunicação pela Universidade Federal de São Carlos com especialização em Imagem e Som, e estudou economia na Universidade Estadual de São Paulo. É professora do Centro de Inovação e Criatividade da Escola Superior de Propaganda e Marketing (CIC/ESPM) e facilitadora do programa de educação em Gestão do Conhecimento e Inovação da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). 

Roberto Gregorio Da Silva Jr. - Professor do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná; Vice-Presidente de Mobilidade Urbana do Instituto Smart City Business America e Conselheiro do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura  e da Associação Latina Americana de Sistemas Integrados para Mobilidade Sustentável. Entre os recentes cargos exercidos estão o de Presidente da Urbanização de Curitiba S.A. e do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. É engenheiro mecânico, especialista em engenharia de produção, mestre e doutor em administração.

Werner Kraus Jr. - Engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1986), mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (1991) e doutor em Engenharia com ênfase em Automação pela Australian National University (1997). Atualmente é professor no Departamento de Automação e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua principalmente com temas como sistemas inteligentes de transportes, tecnologias para controladores de tráfego urbano e operação de transporte público urbano.


Leia também:

Concurso estimula a criação de soluções inovadoras de mobilidade urbana para cidades brasileiras

O futuro da mobilidade está a caminho: Desafio InoveMob avança para a segunda fase