Ao longo dos últimos dois meses, as 12 equipes semifinalistas do Desafio InoveMob participaram de oficinas para aprimorarem seus projetos e tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias a prefeitos e prefeitas de todo o Brasil. Uma nova comissão julgadora avaliou as propostas e selecionou os 5 finalistas, listados abaixo em ordem alfabética:

  • Bikxi (Danilo Vieira Lamy) - Primeiro serviço de carona compartilhada do mundo em bicicletas duplas elétricas.
  • Bynd - caronas corporativas (Gustavo Bertazzola Gracitelli) - Aplicativo de caronas para que pessoas e organizações possam otimizar seus deslocamentos e reduzir os gastos com transporte.
  • Carona a Pé (Carolina Padilha Garcia de Oliveira) - O projeto treina e estimula comunidades escolares a caminharem em pequenos grupos de casa até a escola.
  • Nina (Simony César Ramos de Moura) - Nina é uma funcionalidade acoplada a aplicativos para rastrear casos de assédio na mobilidade urbana.
  • OnBoard Mobility (Luiz Renato Muno de Mattos) - Um meio de pagamento capaz de tornar simples e inteligente a experiência da mobilidade urbana.

A decisão seguiu os critérios de capacidade interna, relevância, impacto, escala, inovação, viabilidade e sustentabilidade. As cinco equipes finalistas receberão US$ 20 mil cada uma para implementar o projeto piloto de sua solução entre os meses de junho e novembro. Ao final do processo, será anunciado o grande vencedor, que receberá US$ 100 mil para dar escala a seu projeto.

Em breve serão disponibilizados os feedbacks da Comissão Julgadora a todas as equipes. Os organizadores do Desafio entrarão em contato com os finalistas para alinhar os próximos passos. Os demais projetos semifinalistas foram classificados na ordem abaixo:

6) Milênio Bus
7) WiiMove Mobilidade Inteligente
8) Chica - Bicicleta Inteligente
9) Vanmos
10) BusUp - Bus Sharing Solutions
11) EST
12) RidePoli

O Desafio InoveMob é promovido pela Toyota Mobility Foundation e pelo WRI Brasil em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Conheça a Comissão Julgadora

Luis Antonio Lindau - Ph.D. em transportes e diretor do programa de Cidades do WRI Brasil, onde lidera e fornece orientação técnica para uma equipe de profissionais que trabalham para a implementação, no Brasil, de projetos construídos dentro do âmbito da estratégia global do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis. Em 2013, foi premiado com a medalha Presidente Juscelino Kubischeck em reconhecimento à contribuição do WRI Brasil no desenvolvimento do sistema BRT na cidade de Belo Horizonte.

William Chernicoff - Doutor em Sistemas de Engenharia e Gerenciamento de Engenharia pela Universidade George Washington e Gerente Sênior de Pesquisa e Inovação Global da Toyota Mobility Foundation (TMF). Possui um vasto conhecimento e experiência em energia, tecnologia, mobilidade, e politica climática derivados de seu trabalho anterior como como Gerente de Energia e Pesquisa Ambiental da Toyota North America, e oito anos em Gestão de Pesquisa do Departamento de Transporte (DOT) dos Estados Unidos.

Ana Waksberg Guerrini - Doutora em Tecnologia e Sociedade pelo Internet Interdisciplinary Institute de Barcelona. Desde 2017, é diretora de políticas públicas e pesquisa da 99, onde busca a cooperação com o poder público para o desenvolvimento de parcerias que melhorem a mobilidade nos centros urbanos através da tecnologia e inteligência de dados. Ana também participou do desenvolvimento e coordenação de programas para os governos municipais de São Paulo e Rio de Janeiro, promovendo ações de inovação tecnológica e transparência e dados abertos nas prefeituras.

Flavio Tavares - Diretor de marketing e vendas da GolSat há nove anos e um dos líderes e fundadores do Instituto PARAR, projeto inovador que tem como base a educação e que já é a maior plataforma brasileira de conexão entre profissionais de mobilidade corporativa, players do setor automotivo e startups. O trabalho no PARAR foi reconhecido com o prêmio internacional Windell Mitchell, por sua causa humanitária, e levou Flavio a palestrar na Conferência da ONU sobre Segurança Viária realizada em Brasília, em 2015.

Marcela Rosolen - Advogada da Equipe de Inovação, Startups e Venture Capital da Felsberg Advogados. Possui ampla experiência na área empresarial, assessorando clientes em transações nacionais e internacionais. Detém experiência na área de contratos, fusões e aquisições, auditoria legal, private equity e venture capital e com questões societárias diversas.