As emissões do setor de transportes, além de representarem uma parcela expressiva das emissões totais de gases de efeito estufa, impactam significativamente na qualidade do ar dos centros urbanos. Ao considerar a importância do setor de transportes para o desenvolvimento das cidades e a tendência de crescimento da população urbana, torna-se urgente minimizar os impactos ambientais do setor.

Uma das alternativas para atenuar esses impactos é o incentivo a um sistema de transporte coletivo eficiente e que não apresente emissões significativas de poluentes. No entanto, a adoção de tecnologias limpas no transporte coletivo urbano ainda enfrenta alguns desafios. Destacam-se aqui o alto investimento inicial, as incertezas da nova tecnologia, a resistência dos operadores de ônibus e os atuais modelos de contratos de operação. Para superar tais desafios e tornar os ônibus limpos uma realidade global, nossa atuação tem como objetivo auxiliar cidades de todo o mundo através de uma metodologia de modelo de negócios e de uma ferramenta de análise de composição de frota.

Modelo de Negócios

A metodologia de modelo de negócios é baseada no processo de adoção de ônibus elétricos e híbridos em diferentes cidades ao redor do mundo. Com base na experiência dessas cidades, a metodologia agrupa todos os elementos utilizados em quatro grandes categorias: componentes dos investimentos, fontes de recursos; produtos financeiros e mecanismos de entrega. O objetivo da metodologia é organizar e indicar possibilidades para que cada cidade estruture um modelo de negócios adequado à sua realidade.

Ferramenta de análise de frota de ônibus urbanos

Nosso trabalho também busca impulsionar a adoção de ônibus limpos através de uma ferramenta que compara os custos e as emissões de frotas de ônibus urbanos com diferentes características. Os resultados das análises podem auxiliar os tomadores de decisão no planejamento da transição para frotas limpas.