Ruas Completas
Ruas desenhadas para dar segurança e conforto a todas as pessoas, de todas as idades, usuários de qualquer modo de transporte

As vias urbanas são parte vital das cidades e proporcionam a oportunidade de convivência entre todos que nela passam. Todas as pessoas, independentemente da idade, habilidade e renda devem ter acesso seguro, confortável e conveniente aos seus destinos, seja caminhando, dirigindo, pedalando ou utilizando o transporte coletivo.
O conceito de Ruas Completas propõe repensar o desenho viário do último século – e ainda em prática no Brasil –, baseado em soluções para o tráfego de veículos e não para o uso das pessoas. Integrar o planejamento do uso do solo com o da mobilidade torna os projetos, a construção e a operação das redes de transporte mais eficientes e seguras. Esse ambiente ajuda a desenvolver a economia local, abre espaço para a mobilidade ativa e traz benefícios para o meio ambiente. A rua se torna mais completa quando atende às suas vocações como espaço público de convivência e como via de movimentação segura para todos os seus usuários.
O WRI Brasil e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que iniciaram esse movimento em 2017, promovem o desenvolvimento e a implantação de projetos e políticas de Ruas Completas. Através da Rede Nacional Para a Mobilidade de Baixo Carbono, composta atualmente por 20 cidades, o conceito se materializa em projetos-piloto que terão seus impactos medidos e documentados.
Rede Nacional Para a Mobilidade de Baixo Carbono
Para proporcionar a troca de experiência entre as cidades, fomentando a implementação de projetos de Ruas Completas, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o WRI Brasil formaram a Rede Nacional para a Mobilidade de Baixo Carbono. Em 2017, 11 cidades desenvolveram projetos piloto de Ruas Completas e deram início às discussões sobre os desafios e as soluções para adotar o conceito no contexto brasileiro. Atualmente, 20 cidades integram a Rede.
Rede de Professores Universitários pelas Ruas Completas
As prefeituras com as quais o WRI Brasil vem trabalhando têm demonstrado a necessidade e o interesse em atuar em conjunto com universidades. Ao identificar essa lacuna, bem como a oportunidade de aplicação do conhecimento gerado na academia pelas prefeituras, o WRI Brasil propôs a formação da Rede de Professores Universitários pelas Ruas Completas. O objetivo é engajar professores acadêmicos para troca de experiências, referências e boas práticas sobre Ruas Completas, visando contribuir para a formação de profissionais qualificados, que planejem e desenvolvam projetos para tornar as cidades brasileiras do futuro mais seguras, saudáveis e democráticas.
A Rede de Professores também objetiva a aproximação deste grupo com a Rede Nacional para Mobilidade de Baixo Carbono, constituída por cidades brasileiras, para atuarem de forma conjunta na qualificação dos projetos de Ruas Completas e na troca de conhecimento entre esses dois setores chaves para tornar o desenvolvimento urbano sustentável uma realidade.
Linha do tempo do projeto
Seminários Online Ruas Completas
Os Seminários Online Ruas Completas apoiam profissionais de diversas áreas a colocar os princípios das Ruas Completas em ação.
Os seminários exploram temas relacionados à construção de ruas mais seguras, saudáveis e equânimes.
Em 2019, a série teve como tema "Ruas Completas e Universidades” e contou com o apoio da Rede de Professores Universitários pelas Ruas Completas.
Abaixo, os seminários realizados em 2019:
Abaixo, os seminários realizados em 2018: