As vias urbanas são parte vital das cidades e proporcionam a oportunidade de convivência entre todos que nela passam. Todas as pessoas, independentemente da idade, habilidade e renda devem ter acesso seguro, confortável e conveniente aos seus destinos, seja caminhando, dirigindo, pedalando ou utilizando o transporte coletivo.

O conceito de Ruas Completas propõe repensar o desenho viário do último século – e ainda em prática no Brasil –, baseado em soluções para o tráfego de veículos e não para o uso das pessoas. Integrar o planejamento do uso do solo com o da mobilidade torna os projetos, a construção e a operação das redes de transporte mais eficientes e seguras. Esse ambiente ajuda a desenvolver a economia local, abre espaço para a mobilidade ativa e traz benefícios para o meio ambiente. A rua se torna mais completa quando atende às suas vocações como espaço público de convivência e como via de movimentação segura para todos os seus usuários.

O WRI Brasil e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que iniciaram esse movimento em 2017, promovem o desenvolvimento e a implantação de projetos e políticas de Ruas Completas. Através da Rede Nacional Para a Mobilidade de Baixo Carbono, que incluiu 21 cidades, o conceito se materializou em projetos-piloto que tiveram seus impactos medidos e documentados. Em 2021, uma nova fase do projeto teve início com a rede Ruas Completas SP.

Ruas Completas

Rede Nacional Para a Mobilidade de Baixo Carbono

Para proporcionar a troca de experiência entre as cidades, fomentando a implementação de projetos de Ruas Completas, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o WRI Brasil formaram a Rede Nacional para a Mobilidade de Baixo Carbono, também chamada de Rede Nacional de Ruas Completas.

Em 2017, 11 cidades desenvolveram projetos-piloto de Ruas Completas e deram início às discussões sobre os desafios e as soluções para adotar o conceito no contexto brasileiro. Entre 2017 e 2020, a rede nacional abrangeu 21 cidades brasileiras.

Rede Ruas Completas SP

Em maio de 2021, foi anunciada a rede Ruas Completas SP, que vai apoiar projetos de segurança viária em 20 cidades do estado de São Paulo. Saiba mais aqui.

Rede de Professores Universitários pelas Ruas Completas

As prefeituras com as quais o WRI Brasil trabalhou na Rede Nacional têm demonstrado a necessidade e o interesse em atuar em conjunto com universidades. Ao identificar essa lacuna, bem como a oportunidade de aplicação do conhecimento gerado na academia pelas prefeituras, o WRI Brasil propôs a formação da Rede de Professores Universitários pelas Ruas Completas. O objetivo é engajar professores acadêmicos para troca de experiências, referências e boas práticas sobre Ruas Completas, visando contribuir para a formação de profissionais qualificados, que planejem e desenvolvam projetos para tornar as cidades brasileiras do futuro mais seguras, saudáveis e democráticas.

A Rede de Professores também objetiva a aproximação deste grupo com a Rede Nacional para Mobilidade de Baixo Carbono, constituída por cidades brasileiras, para atuarem de forma conjunta na qualificação dos projetos de Ruas Completas e na troca de conhecimento entre esses dois setores chaves para tornar o desenvolvimento urbano sustentável uma realidade.

Linha do tempo do projeto

Seminários Online Ruas Completas

Os Seminários Online Ruas Completas apoiam profissionais de diversas áreas a colocar os princípios das Ruas Completas em ação.

Os seminários exploram temas relacionados à construção de ruas mais seguras, saudáveis e equânimes.

Em 2019, a série teve como tema "Ruas Completas e Universidades” e contou com o apoio da Rede de Professores Universitários pelas Ruas Completas.

Abaixo, os seminários realizados em 2019:


Abaixo, os seminários realizados em 2018: