Dubai, 10 de dezembro de 2023 — Um grupo de países, incluindo Brasil, Camboja, Noruega, Ruanda e Serra Leoa, lançou no domingo na COP28 a Aliança dos Líderes para a Transformação dos Sistemas Alimentares, uma coalizão comprometida em transformar urgentemente sistemas nacionais e global de alimentação e uso da terra. Esses países visam alcançar resultados melhores na alimentação em termos de adaptação e resiliência, mitigação da crise climática, segurança alimentar e nutricional, equidade e meios de subsistência, além de natureza e biodiversidade.  

Este compromisso é significativo porque inclui metas definidas, um mecanismo de responsabilização e um prazo. Os países se comprometeram a atualizar seus planos nacionais de clima, incluindo objetivos claros e mensuráveis até a COP30 em 2025, e a relatar anualmente o progresso. Sob a copresidência do Brasil, Noruega e Serra Leoa, a Aliança foi anunciada em Dubai apenas dez dias depois que 134 países assinaram a Declaração dos Emirados sobre Agricultura Sustentável, Sistemas Alimentares Resilientes e Ação Climática. 

Leia a declaração de Edward Davey, Diretor de Parcerias da Coalizão de Alimentação e Uso da Terra e Chefe do Escritório do Reino Unido do WRI Europa: 

"O mundo há muito tempo precisa de líderes para transformar a maneira como produzimos e consumimos alimentos em meio à crise climática. É exatamente por isso que esta Aliança é tão importante — esses países nos mostrarão como a transformação pode ser feita, e o resto do mundo se beneficiará com essa liderança. Juntamente com a Declaração dos Emirados, esses esforços finalmente colocam a alimentação em destaque na luta climática, lado a lado com os combustíveis fósseis. 

"Este grupo vanguardista de países, abrangendo o sul e o norte globais e representando uma variedade de sistemas alimentares, está comprometido com uma abordagem governamental abrangente dentro das fronteiras nacionais. Transformar os sistemas alimentares será diferente em cada país, mas os membros pretendem colaborar, compartilhar lições e conhecimentos e acelerar a inovação para que funcione melhor para as pessoas, a natureza e o clima. 

"Num mundo ávido por soluções transformadoras para a crise climática, esta aliança emerge como um farol de mudança e esperança. O ímpeto deste início promissor agora deve ressoar globalmente, instigando as nações a se alinharem com a liderança da Aliança e fomentar um esforço coletivo para impulsionar o progresso nacional e multilateral na alimentação e no clima neste momento crítico."