Cities4Forests
Cidades preocupadas com as florestas para combater as mudanças climáticas, proteger as bacias hidrográficas e a biodiversidade e melhorar o bem-estar humano

Em geral, as pessoas não costumam associar cidades e árvores, mas a verdade é que florestas saudáveis tem imenso valor para as áreas urbanas. Dentro do perímetro urbano, as árvores e áreas verdes oferecem espaços de lazer e convivência e contribuem manter as temperaturas mais amenas. Florestas próximas, no entorno das cidades, protegem contra enchentes e deslizamentos de terra. E mesmo as áreas florestais mais distantes têm implicação sobre a vida nos centros urbanos, já que influenciam o clima de forma geral, geram chuvas e abrigam a maior parte da biodiversidade terrestre.
Em troca, as cidades podem fornecer imenso valor às florestas. Como cada vez mais as pessoas vivem e trabalham em áreas urbanas, as políticas públicas e hábitos de consumo das cidades têm enorme potencial para apoiar a conservação, restauração e manejo sustentável das florestas. Muitas cidades já fazem isso de alguma forma, com ações que vão desde a gestão de parques e florestas urbanas até projetos de infraestrutura verde e manejo de bacias hidrográficas. Menos cidades, se houver alguma, têm esforços para apoiar as florestas distantes que são vitais para combater a mudança climática.
Cities4Forests é um movimento para catalisar apoio político, social e econômico entre os governos municipais e habitantes das cidades para integrar as florestas internas, próximas e distantes nos planos e programas de desenvolvimento. Os participantes compartilham da aspiração de ajudar a reduzir o desmatamento, restaurar florestas (incluindo mais árvores nas cidades) e gerenciar florestas de forma mais sustentável.
A iniciativa Cities4Forests dá a oportunidade para que cidades de todo o mundo possam se beneficiar de conhecimento técnico para lidar com o desafio de preservar e gerir as florestas, assim como compartilhar aprendizados e experiências de sucesso.
Abaixo, as cidades que assinam a Declaração inicial da iniciativa:
- Acra, Gana
- Addis Ababa, Etiópia
- Aguascalientes, México
- Amman, Jordânia
- Antalya, Turquia
- Antananarivo, Madagascar
- Auckland, Nova Zelândia
- Baltimore, Estados Unidos
- Belo Horizonte, Brasil
- Bogotá, Colômbia
- Campinas, Brasil
- Culiacán, México
- Detroit, Estados Unidos
- Eugene, Estados Unidos
- Guadalajara, México
- Haifa, Israel
- Honolulu, Estados Unidos
- Jacarta, Indonésia
- Joanesburgo, África do Sul
- Kigali, Ruanda
- Condado de King, Estados Unidos
- Kochi, Índia
- Lin'an, China
- Little Rock, Estados Unidos
- Los Angeles, Estados Unidos
- Manchester, Reino Unido
- Mérida, México
- Cidade do México, México
- Nova York, Estados Unidos
- North Little Rock, Estados Unidos
- Oakland, Estados Unidos
- Oslo, Noruega
- Filadélfia, Estados Unidos
- Portland (OR), Estados Unidos
- Quito, Equador
- Raleigh, Estados Unidos
- Sacramento, Estados Unidos
- Salem (OR), Estados Unidos
- Salt Lake City, Estados Unidos
- Salvador, Brasil
- São Paulo, Brasil
- Seattle, Estados Unidos
- Toronto, Canadá
- Viena, Áustria
- Washington, DC, Estados Unidos
A iniciativa também é apoiada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).