Cities4Forests é uma aliança global de mais de 80 cidades que atuam para conservar, restaurar e gerenciar de forma sustentável a natureza, especialmente as florestas, em prol do bem-estar humano. As cidades membros comprometem-se a catalisar grandes mudanças políticas em prol das florestas, facilitar o fluxo de financiamento para projetos baseados na natureza e defender globalmente a conservação e restauração de florestas tropicais.

As árvores, as florestas e a natureza em um sentido amplo são essenciais para as cidades e seus moradores, e proporcionam muitos benefícios para o clima, a água, a biodiversidade, a saúde e o bem-estar das pessoas. Por isso, o Cities4Forests atua em quatro escalas:

  • Florestas internas, como as árvores e a infraestrutura verde da cidade, que mitigam inundações e ilhas de calor urbanas.
  • Florestas próximas, incluindo as matas ciliares, que protegem os recursos hídricos de uma cidade.
  • Florestas distantes, como as florestas tropicais, que são as maiores reservas terrestres de carbono e biodiversidade.
gráfico sobre florestas internas, próximas e distantes

No Brasil, fazem parte do Cities4Forests: Abaetetuba (PA), Barcarena (PA), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Extrema (MG), Macapá (AP), Niterói (RJ), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Salvador (BA), São Luis (MA) e São Paulo (SP). As cidades contam com apoio técnico em áreas como políticas públicas, engajamento político, financiamento, equidade social e monitoramento. Além das cidades, o Cities4Forests trabalha em estreita colaboração com agências metropolitanas de água e energia, instituições financeiras de desenvolvimento, empresas, organizações da sociedade civil e comunidades locais.

Uma aliança necessária

O desmatamento no Brasil tem batido recordes sucessivos, enquanto a ciência de ponta e o noticiário indicam que os impactos climáticos atingem as cidades com cada vez mais frequência e intensidade. Proteger e recuperar a natureza e seu papel estruturante para as cidades, seu bem-estar e resiliência, são ações urgentes, alinhadas às agendas globais para o meio ambiente, o clima e o desenvolvimento urbano sustentável – como a Década para Restauração de Ecossistemas da ONU, os ODS e a Nova Agenda Urbana.

Engajar as cidades brasileiras em ações que restaurem e protejam as florestas e outros ecossistemas – como as soluções baseadas na natureza e a infraestrutura natural para a água – permite enfrentar muitos dos grandes desafios urbanos atuais: a resiliência diante de impactos climáticos e futuras pandemias, os passivos históricos de infraestrutura e habitação, o acesso desigual a áreas verdes e as desigualdades sociais.

O que o Cities4Forests faz?

Engajamento político e parcerias

Capacitamos as cidades, prefeitos e residentes a se tornarem protetores das árvores, das florestas e da infraestrutura verde dentro e além dos limites de suas cidades. Promovemos informação e conscientização sobre os benefícios das florestas e da natureza para o bem-estar e a resiliência urbana. Por meio da rede, alinhamos, agregamos e amplificamos as vozes das cidades na defesa das florestas. 

Desde o princípio do Cities4Forests, contamos com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) tanto na articulação das cidades membros quanto no engajamento de novas cidades na iniciativa. Em 2023, por meio desta parceria, apoiamos a criação de duas comissões permanentes de cidades: a Comissão de Cidades Atingidas e Sujeitas a Desastres (CASD) e a Comissão para o Desenvolvimento Urbano Sustentável da Amazônia.

Apoio técnico e capacitação

Oferecemos suporte técnico para melhorar os planos, as políticas públicas e a gestão das florestas e da natureza, tanto nas escalas municipal e metropolitana quanto nas bacias hidrográficas, incluindo as soluções baseadas na natureza e a restauração de florestas para a água. Ajudamos as cidades a mapear árvores urbanas e a planejar a arborização, a restauração florestal e o monitoramento dessas ações. Sistematizamos e compartilhamos as melhores práticas, estabelecemos intercâmbios entre pares e promovemos uma rede para o compartilhamento eficiente de informações. Apoiamos a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias promissoras, incluindo monitoramento.

Financiamento de iniciativas para a natureza

Buscamos destravar o investimento e o financiamento às cidades em ações em prol das florestas e da natureza. Por meio de estudos sobre infraestrutura natural para a água, ajudamos as cidade a mapear e estimar os benefícios econômicos de ações de restauração florestal. Com a Rede Fisc, articulamos e geramos conhecimento junto a instituições financeiras de desenvolvimento para impulsionar o financiamento a projetos urbanos verdes. Capacitamos o setor público para a estruturação de projetos urbanos robustos e financiáveis e aprimoramos o matchmaking entre cidades, proponentes de projetos e investidores.

O que as cidades membros fazem?

  • Endossam uma declaração política sobre a importância das florestas e da natureza para as cidades, como as cidades podem ajudar as florestas e sua intenção de se juntar ao Cities4Forests.
  • Engajam-se com ações em pelo menos uma das escalas de florestas (urbanas, próximas ou distantes) e aumentam o engajamento ao longo do tempo.
  • Compartilham experiências, desafios e projetos com outras cidades.
  • Oferecem pontos de contato para participar ativamente do Cities4Forests.

Aliança Bioconexão Urbana

Cidades precisam superar a visão equivocada de desenvolvimento e meio ambiente como elementos antagônicos. A aliança Bioconexão Urbana é uma iniciativa de oito organizações para promover a troca de conhecimento e a elaboração conjunta de ações para acelerar a adoção da natureza como solução para as cidades brasileiras. WRI Brasil, Fundação Grupo Boticário, Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade, Pacto Global, Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e The Nature Conservancy (TNC) Brasil integram a aliança, criada em maio de 2021.

A Bioconexão Urbana busca disseminar o conceito de soluções baseadas na natureza (SBN). SBN compreendem uma vasta gama de soluções inspiradas e mantidas pela natureza, que restabelecem serviços ecossistêmicos e entregam múltiplos cobenefícios ambientais, sociais e econômicos. A Bioconexão Urbana vai promover capacitações e outras atividades para intercâmbio de conhecimentos, desafios e soluções, explorando sinergias e complementariedades entre os trabalhos das oito organizações. As ações do Cities4Forests contribuem com a agenda da Aliança, especialmente na troca de experiência entre as cidades e na discussão sobre políticas públicas de SBN. Além disso, a Rede Fisc iniciou um GT voltado para o financiamento para resiliência climática em cidades com SBN em parceria com a Fundação Grupo Boticário.

  • Foto no topo da página: Renan Pissolatti/WRI Brasil